Desporto e Saúde
Diário de Viagem
Clubes Amigos
Arfadores
Meteorologia
Passeios
Curiosidades
Contactos
Pub


 

ARTIGOS

''C+ílculo da Frequ+¬ncia Card+¡aca ''

A frequ+¬ncia card+¡aca (FC) +¬ o principal factor respons+ível pelo aumento do d+¬bito card+¡aco durante o exerc+¡cio f+¡sico. Entenda-se por d+¬bito card+¡aco (DC), a quantidade de sangue que +¬ bombeado por minuto pelo cora+º+úo.
Um indiv+¡duo normal apresenta em repouso uma FC que pode variar entre os 60 GÇô 70 batimentos por minuto (bpm). Em indiv+¡duos treinados a FC poder+í situar-se entre os 40-50 bpm, enquanto que nos atletas de elite poder+í ser inferior a 35 bpm. No entanto, importa relembrar que nem sempre uma FC baixa de repouso significa boa aptid+úo f+¡sica, uma vez que esta poder+í ser indicadora de doen+ºa (bradicardia), isto claro para pessoas sedent+írias.
Refira-se ainda que a FC em repouso +¬ diferente da FC basal. A primeira determina-se com o indiv+¡duo em repouso sem que tenha realizado qualquer tipo de esfor+ºo nos minutos anteriores, enquanto que a +¦ltima reporta-se +á avalia+º+úo realizada logo ap+¦s o acordar.
Tal como o DC, tamb+¬m a FC aumenta linearmente com o esfor+ºo.
As mulheres, para a mesma carga de esfor+ºo sub-m+íxima, poder+úo atingir valores de FC superiores aos dos homens, uma vez que estas apresentam um volume sist+¦lico e quantidades de hemoglobina inferiores.
A FC +¬ vari+ível de indiv+¡duo para indiv+¡duo e tende a diminuir com idade. Podemos obter uma ideia aproximada do seu valor calculando-a atrav+¬s das seguintes f+¦rmulas:

Sexo Masculino
FC m+íxima te+¦rica = 220-idade

Sexo Feminino
FC m+íxima te+¦rica = 226GÇôidade

Devido +á grande facilidade na sua determina+º+úo, a FC tem sido largamente utilizada como indicador da intensidade de exerc+¡cio.

Zona Alvo de Treino (ZAT)

Na realiza+º+úo de um treino espec+¡fico, o indiv+¡duo dever+í procurar controlar os seus batimentos card+¡acos dentro dos limites inferior e superior. Para tal utiliza-se o c+ílculo da sua ZAT.

ZAT segundo Karvonen:

(%intensidade * FC reserva) + FC basal,
sendo a FC reserva = FC m+íxima te+¦rica - FC basal

Exemplo:

C+ílculo da ZAT para um indiv+¡duo do sexo feminino com 26 anos de idade, com uma FC basal de 55 bpm, querendo treinar a uma intensidade de 60 a 75%.

FCm+íxima te+¦rica = 200 (226GÇô26)

FCreserva = 145 (200GÇô55)

ZAT inferior = 142 ((0.60*145)+55)

ZAT superior = 164 ((0.75*145)+55)

Por +¦ltimo, importa referir que o treino do BTT diminui a FC repouso.

C+ílculos

19/05/2003 | Nuno Troia